drones na agricultura Aumento na produção

drones na agricultura Aumento na produção

drones na agricultura Aumento na produção

O Drone hoje é um veiculo aéreo não tripulado, comandado por controle remoto que vem sendo utilizado por muitos na agricultura o drones na agricultura, ele tem o objetivo capturar imagens aéreas entre outros. As suas principais aplicações são para uso militar, agricultura, construção civil e lugares de  difícil acesso com ele fica muito mais fácil o trabalho de mapeamento.

Uso de drone na agricultura

 

Hoje para muitos agricultores o drones   e muitos importante ele junto com  um softwares podem, por exemplo, avaliar a qualidade do plantio, acompanhar o desenvolvimento da cultura, mapear deficiência de nitrogênio na cultura, estimar safra, detectar e mapear algumas doenças e pragas, além de estimar estresse hídrico e tudo isso com um custo muito mínimo comparado ao tradicional.

 

Qual a  vantagens do uso de drones na agricultura?

Os drones Voltados inicialmente para o mercado militar, os drones e vants (sigla de veículos aéreos não tripulados),  hoje têm conquistado outros mercados um que aceitou muito bem foi a agricultura . e também para muitos  deles foi o do entretenimento, como hobby.

Mas muitas outras áreas perceberam muito bem o potencial dessas aeronaves que agora são utilizadas na agricultura e muitas outras, monitoramento, reconhecimento tático, segurança, vigilância e mapeamento, entre outros.

Os drones têm tamanhos e modelos de tamanhos variados.  Um de grande saída na Gohobby é o Phantom. As características do Phantom são muito  atrativas. O tamanho – que é aproximadamente 50 centímetros de diâmetro ele e muito bom para trabalhos com mais precisão, com o valor acessível – varia entre R$ 3 a 7 mil, e com a  possibilidade de adequar acessórios para melhorar o mapeamento, como GPS, câmeras e afins.

Se você ainda não conhece o melhor Curso Online de Mapeamento Aéreo com DJI Phantom Clique na imagem abaixo!!! 

Confira algumas utilizações dos drones na agricultura

Benefícios no uso de drones na agricultura

Criado para fins militares os veículos aéreos não tripulados (VANTs) ou drones têm sido utilizados em diversos segmentos. São aeronaves equipadas com sensores e recursos de imagem cada vez mais eficientes e precisos.

Na agricultura de precisão ancorada na tecnologia de informação, os drones se tornaram cada vez mais importantes pela capacidade de coletar dados com rapidez, exatidão e encaminhá-los para softwares que irão analisar e transformar as informações para a melhor tomada de decisão.

Vantagens da utilização de drones na agricultura

No setor agrícola a grande vantagem da utilização de drones é a precisão com que se pode detectar e monitorar grandes áreas quase em tempo real.

A vantagem sobre outros sistemas de monitoramento é que os drones podem fazer sobrevoos semanais, a baixo custo, durante todo o período de produção.

Realização da inspeção das culturas pois permite uma visão da mesma que de outra forma seria impossível a partir de determinados estádios fenológicos.

Possuem capacidade de transportar sensores que captam a radiação emitida pelas culturas em diversos comprimentos de ondas ou para captar fotografias aéreas no espectro do visível.

A utilização dos drones será justificada na agricultura pela redução de custos com equipamentos e mão-de-obra somados aos ganhos de eficiência na execução das tarefas.

Confira algumas utilizações dos drones na agricultura

Os drones vem ganhando espaço na agricultura e sua versatilidade vale o com certeza o investimento, já que podem desempenhar inúmeras funções, os custos destes equipamentos pode variar de acordo com o modelo e tamanho e a tecnologia embarcada.

Análise das culturas – é um dos usos mais conhecidos, detectam pragas e doenças, falhas no plantio, excesso de irrigação, entre outros fatores;

Demarcação do plantio – a visão proporcionada do alto permite analisar as áreas mais propícias para a semeadura;

Acompanhar o desenvolvimento das culturas – para saber se as culturas estão se desenvolvendo como o esperado, pode-se analisar cronologicamente as imagens captadas;

Acompanhamento de pastagens – do alto é possível verificar quais pastos devem ser reformados e quais estão em bom uso;

Pulverização – existem protótipos sendo testados, podendo a aplicação ser mais eficiente pela proximidade das plantas e mais segura por não ter o aplicador;

Monitorar desmatamento – o sobrevoo permite uma visão ampla de lugares distantes e de difícil acesso, podendo assim identificar áreas que possam estar sendo desmatadas;

Vigilância – pode ser utilizado nas fazendas para vigiar as divisas da propriedade;

Telemetria – é possível medir propriedades usando as imagens de alta qualidade dos drones.

Se você ainda não conhece o melhor Curso Online de Mapeamento Aéreo com DJI Phantom Clique na imagem abaixo!!! 

Confira algumas utilizações dos drones na agricultura

Confira algumas utilizações dos drones na agricultura